You are currently viewing Tendências para a Logística em 2021

Tendências para a Logística em 2021

Inovações e transformações no setor logístico para ficar de olho no ano de 2021

Com as mudanças impostas pela pandemia da Covid-19 em 2020, e, principalmente, com o aumento expressivo de vendas on-line durante esse período, a logística se tornou essencial para a sobrevivência de muitos negócios. 

Para se adaptar, é importante estar de olho no mercado e saber quais são as principais tendências para se preparar, e assim, fazer uma transição menos invasiva. Por isso, a Contraseg listou algumas das principais tendências esperadas para 2021 no setor logístico, confira!

Verticalização

A produção de todos os insumos necessários internamente é uma boa estratégia para otimizar o espaço do estoque para armazenamento. Isso simplifica toda a rotina do operação de mercadorias e cargas. 

Logística Sustentável

Cada vez mais, a busca por iniciativas que diminuem os resíduos e a emissão de carbono na atmosfera tem se tornado um ponto crucial para a sustentabilidade nos negócios, como a adoção de combustíveis ecológicos, por exemplo, que diminuem o nível de poluentes ou ainda, a aquisição de veículos elétricos. Ferramentas para a gestão do transporte também podem ser usadas para otimizar rotas, diminuindo o consumo de combustível e, consequentemente, os custos.

Omnichannel

Com o foco na experiência do consumidor, os processos logísticos precisam estar ligados na rede para prever vendas, fazer o controle de estoque e distribuição das mercadorias de forma mais coerente possível.

Software as a Service (SaaS)

Os SaaS são softwares que funcionam por meio da internet. Com esse sistema, a empresa não precisa de hardwares ou softwares, o que reduz custos de manutenção relacionados à infraestrutura. Assim, as plataformas podem estar sincronizadas na nuvem, para que a troca de informações seja mais rápida e segura.

Entrega antecipada

Idealizada e patenteada pela Amazon, a entrega antecipada utiliza algoritmos que preveem o comportamento de compra do cliente a fim de reduzir a espera pela entrega.  

As tendências para o ano de 2021 no segmento logístico mostram que será necessário fazer diversas mudanças na abordagem tradicional para garantir uma operação mais segura e efetiva.

E para garantir a segurança da sua operação e das cargas transportadas, conte com a Contraseg Corretora de Seguros para te auxiliar. Entre em contato conosco e solicite uma cotação.

Deixe um comentário