You are currently viewing Seguro de transporte versus de responsabilidade civil: qual a diferença?

Seguro de transporte versus de responsabilidade civil: qual a diferença?

No processo de transporte de carga, existem pelo menos dois agentes envolvidos: o proprietário da carga e o responsável pelo transporte, cada um assumindo determinados riscos e responsabilidades.
Mas você sabe qual a diferença dos seguros contratados por cada um deles?
 

O que diz a legislação

Conforme o Decreto 61.867, de 07/12/67, tanto o proprietário como o transportador devem contratar seguro – algo que é prudente independentemente de obrigações legais, considerando os riscos do transporte de cargas. Dentre eles, estão:

  • Assaltos
  • Furtos e roubos
  • Acidentes
  • Prejuízos em decorrência de avarias
  • Danos à carga
  • Perdas de carga

Saiba quais as diferenças entre as modalidades de seguros tanto para embarcadores quanto para transportador a seguir.
 

Seguro de transporte para o embarcador (dono da mercadoria)

Contratado pelo proprietário, esse tipo de seguro é normalmente amplo, podendo cobrir os principais tipos de dano à carga. Nesse contexto, temos o seguro de responsabilidade civil do transportador (RCTR-C).
O RCTR-C é um seguro de reembolso que indeniza o dono da mercadoria por conta de acidentes. Em geral, as coberturas obrigatórias são de colisão, abalroamento, capotagem, tombamento, explosão e incêndio.
Por esse motivo, ele cobre desde a receptação até a entrega da carga ao destino final, e por isso se encaixa no termo “seguro de porta a porta”.
 

Seguro de transporte para o transportador

Porém, existe um seguro específico contra roubo (RCF-DC). Esse seguro é facultativo e exclusivo para o transportador, cujas coberturas são:

  • Furto quando for ocasionado concomitantemente com o veículo transportador
  • Roubo
  • Apropriação indébita

Por esse motivo, deve ser contratado pela transportadora responsável, que garante seus direitos caso o seguro precise ser acionado.
 
Aqui na Contraseg nós trabalhamos com todas as modalidades de seguros referentes ao transporte de mercadorias. Quer fazer uma cotação sem burocracia? Confira nossa plataforma de cotação interativa!
Acompanhe a Contraseg também no Facebook e no LinkedIn para receber mais conteúdos como este.