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Qual a importância da gestão de riscos para a contratação de um seguro?

Gerenciamento de riscos é um processo que envolve identificação, análise, desenvolvimento de respostas e monitoramento dos riscos em uma organização. O objetivo é diminuir a probabilidade e o impacto de acontecimentos negativos e de aumentar os event...

Qual a importância da gestão de riscos para a contratação de um seguro?

Gerenciamento de riscos é um processo que envolve identificação, análise, desenvolvimento de respostas e monitoramento dos riscos em uma organização. O objetivo é diminuir a probabilidade e o impacto de acontecimentos negativos e de aumentar os eventos positivos. Mas você sabe como é feita a gestão de riscos, em especial no setor de transporte de cargas?

Melhorias que a gestão de riscos oferece

Quando trabalham por meio da "inteligência de riscos", as empresas podem cumprir suas metas corporativas e trazer em média 20 a 30% de redução de custos em seguro. Por quê? Porque se uma empresa não tem condições de apresentar dados que comprovem ações constantes no controle dos principais riscos, ela se enquadra em uma categoria que prevê maiores proteções por parte da seguradora. Se falarmos especificamente em transporte de cargas, a gestão de riscos objetiva melhorar o nível de segurança nas operações de transporte, auxiliando a elaboração de planos de ações emergenciais e o atendimento aos requisitos de proteção frente às ameaças existentes no processo logístico.  

Como é feita a gestão de riscos

Na Contraseg, o auxílio às empresas na elaboração de um plano de seguros faz parte dos serviços prestados pela corretora. Analisamos em detalhes toda a operação das transportadoras, para desenvolvermos, conjuntamente, um programa de gerenciamento de risco. "Quando o processo é muito complexo e de alto risco, as seguradoras exigem nas apólices algumas seguranças extras como iscas, escolta e rastreamento, por exemplo”, explica Lucas Chiarelli, consultor comercial de transportes da Contraseg. O consultor acrescenta: “Assim como uma empresa financeira analisa as aplicações dos seus clientes para indicar os melhores fundos do mercado, nós estudamos toda a operação logística do cliente para apoiar a elaboração do plano de gestão de riscos e indicar as melhores propostas de seguros”.   Quer saber quais são as cinco etapas essenciais para a gestão eficiente do seu plano de riscos? São elas:
  • Identificação do risco
  • Análise qualitativa
  • Análise quantitativa
  • Planejamento de respostas
  • Monitoramento
Por esse motivo, é fundamental contar com uma empresa ou profissional especializado para elaborar a sua!   Conte com a Contraseg para ter a apólice ideal para seu negócio! Solicite um orçamento com a Contraseg Corretora de Seguros.

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