You are currently viewing Quais os principais seguros de responsabilidade civil do transporte de carga?

Quais os principais seguros de responsabilidade civil do transporte de carga?

Uma operação de transporte de cargas envolve pelo menos duas figuras: a do proprietário da carga e a do responsável pelo transporte. E existem seguros específicos para cada um deles.
No caso do transportador, os principais são quatro:

  • RCTR-C: Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga
  • RCTA-C: Responsabilidade Civil do Transportador Aéreo de Cargas
  • RCA-C: Responsabilidade Civil do Armador – Cargas
  • RCTR-VI: Seguro Responsabilidade Civil do Transportador em Viagem Internacional (Danos à Carga Transportada)

Continue a leitura para saber para que serve cada um deles!
 

Seguros para transportadores: o que você precisa saber

Esses quatro tipos de seguro mencionados acima envolvem o reembolso de indenizações que o transportador for obrigado a pagar por prejuízos causados às cargas sob sua responsabilidade. No caso dos três primeiros (RCTR-C, RCTA-C e RCA-C), a principal diferença está na modalidade do transporte (Rodoviário, Aéreo e Aquaviário, respectivamente) – afinal, cada um tem seus próprios tipos de risco.
O RCA-C pode ser contratado tanto para viagens nacionais quanto para internacionais. E o RCTR-VI é específico para transporte de carga entre dois ou mais países.
Esses quatro tipos de seguro dizem respeito a danos causados por acidentes, e não contemplam furto ou roubo de carga. Para esse tipo de situação, existem seguros facultativos.
 
Se você trabalha com transporte de carga e quer contratar um seguro com agilidade e confiabilidade, faça já sua cotação online!