You are currently viewing Por que você precisa de uma corretora especializada em Seguros para Transportadoras

Por que você precisa de uma corretora especializada em Seguros para Transportadoras

Quando o assunto é Seguros para Transportadoras, ter uma corretora de seguros intermediando a negociação dos termos da apólice junto à seguradora é um dos pontos mais importantes para ter um seguro completo e que atenda plenamente à operação da empresa.

Parece até muito simples imaginarmos que, quando precisamos de um seguro, precisamos consultar um especialista. Mesmo assim, algumas vezes essa regra não é aplicada e isso pode gerar um prejuízo enorme, além de uma tremenda dor de cabeça.

O mercado de seguro é dividido pelo que chamamos de “ramos”. Estes ramos são como os ramos de uma árvore que vão se distanciando um do outro devido às suas características próprias. Todos os ramos derivam de duas grande origens: Seguros Públicos e Seguros Privados.

São exemplos de seguros públicos o seguro desemprego e o INSS. Já na área de seguros privados, existem centenas de ramos, ou produtos, de seguro que atendem às mais diversas necessidades.

O seguro de automóvel, por exemplo, faz parte do grupo de seguros privados e atende ao segmento de apólices que visam a cobrir um eventual prejuízo relacionado a veículos.

Ao seguro automóvel, podemos somar os ramos de seguro de vida, residência, empresas, equipamentos, responsabilidade civil, garantia, acidentes pessoais, saúde, riscos financeiros, entre tantos outros.

Diante desta enorme complexidade e infindáveis ramos de seguro, encontramos o seguro de transporte de carga, que, por sua vez, também se subdivide em produtos que atendem a demandas diferentes, como o modal utilizado no transporte ou a relação do segurado com a carga.

Para as transportadoras de carga, as apólices que atendem à sua necessidade são aquelas pelas quais se transfere a responsabilidade de ressarcir o proprietário da carga, ou seja, o embarcador em caso de um sinistro.

A conclusão de toda a explicação é que, para efetivamente atender de forma eficaz a um segmento tão dinâmico e complexo como o dos transportadores de carga, um corretor de seguros precisa ser especializado, não podendo atuar apenas em situações pontais sob a demanda de seus clientes de outros ramos.

A complexidade dos Seguros para Transportadoras

A atividade logística é complexa, isso é um fato. Quando levamos essa análise para os seguros que atendem a este segmento, a complexidade também acompanha as negociações e produtos.

Isso porque a logística evoluiu muito nos últimos anos. Para atender à demanda de e-commerce e satisfazer a necessidade de encantar o cliente final, as empresas demandaram ainda mais dos seus agente logísticos fatores como pontualidade, qualidade no serviço e assertividade.

Se a logística já é uma área complexa, quando falamos de transportadores, essa complexidade pode ser ainda mais desafiante, pois empresas de transporte se veem diante da necessidade de atender às operações logísticas de diferentes empresas e isso demanda uma estratégia e um planejamento elaborados.

Por isso que os Seguros para Transportadoras têm características que podem ser complexas em um primeiro momento, mas servem para ajustar cada apólice à operação que ela visa proteger.

A corretora de seguros que já tem experiência na área de seguros para a logística consegue identificar estas necessidades e modelar a apólice para proteger da melhor forma possível o seu cliente.

O gerenciamento de risco nos Seguros para Transportadoras

Outro fator que é muito importante na hora de optar por uma corretora de seguros para negociar a sua apólice de Seguros para Transportadoras é o conhecimento e a experiência sobre Gerenciamento de Risco.

O risco de transporte de carga no Brasil é um dos maiores do mundo, sendo comuns roubos e furtos de mercadorias durante o seu trânsito.

Para resolver essa equação e tornar o seguro algo mais equilibrado, as seguradoras se valem de exigências de segurança durante o transporte das cargas para minimizar o risco de um sinistro.

Entre estas exigências, a mais comum delas é o Gerenciamento de Risco.

São exemplos de gerenciamento de risco medidas como análise do perfil do motorista, rastreamento do veículo, uso de equipamentos como iscas móveis e até escoltas armadas para acompanhar a carga durante o trajeto.

O grande desafio é que, embora viabilize a contratação da apólice de Seguros para Transportadoras, estas medidas também representam um custo para o transportador.

Se falarmos de escoltas, por exemplo, o preço médio praticado por empresas autorizadas a realizar este serviço é altíssimo.

Se a exigência desta medida de segurança passou despercebida na hora da contratação e a transportadora assinou a proposta, pode se ver em uma grande complicação de ter que arcar com um alto custo de gerenciamento de risco para poder utilizar o seguro em caso de sinistro.

Se ainda a transportadora não toma ciência desta exigência e continua suas operações normalmente, em um sinistro pode ter sua indenização negada por conta do descumprimento das cláusulas da apólice.

Quais as coberturas dos Seguros para Transportadoras

Por último, mas não menos importante, uma corretora especializada em atender ao segmento de logística conseguirá explicar e, melhor ainda, oferecer as coberturas necessárias para a sua operação específica.

Os Seguros para Transportadoras não são como os outros ramos em que as coberturas podem ser facilmente contratadas, pois elas exigem um conhecimento específico e cada uma delas exige uma solicitação para a seguradora.

São exemplos de cláusulas de cobertura que não são normalmente oferecidas as cláusulas de Guerras e Greves, de Descongelamento de Mercadorias, de Mercadorias em depósitos.

Para não correr o risco de ter um prejuízo que poderia ser facilmente coberto por sua apólice, sempre consulte uma corretora especializada e exponha-lhe a sua operação, assim ela entenderá quais são as melhores soluções para a sua transportadora e ainda poderá pontuar o custo-benefício destas soluções.

Como corretora especializada e com uma vasta experiência na área logística, estamos aptos para conhecer a sua operação e negociar com as melhores seguradoras que atuam neste ramo, a melhor opção de custo-benefício para a sua empresa.

Para solicitar uma cotação, clique aqui.

Deixe um comentário