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Mandamentos para o Seguro de Transporte – Consultas e cadastros

Continuando nossa série sobre os mandamentos para o Seguro de Transporte, vamos falar sobre um ponto que apesar de parecer simples, pode trazer dores de cabeça para o segurado, se não for

observado corretamente.
O correto cadastramento dos dados do motorista e a consulta e liberação para cada viagem.
É importante saber avaliar se cada motorista está apto para carregar a carga em questão, por isso o segurado deve realizar sempre, antes de todo e qualquer carregamento, a consulta em Cadastro Eletrônico através de empresa especializada homologada pela seguradora sobre as informações do motorista, ajudante, veículo e proprietário do veículo.
O cadastro do motorista deve ser renovado anualmente, em caso de frota e não mais que semestralmente no caso de motoristas agregados. No caso de motoristas autônomos/carreteiros, a consulta para verificar se os dados estão em dia e liberação para viagem deve ser feita em todas as viagens.
As empresas gerenciadoras de risco, que analisam estes cadastros tem uma série de regras importantes para que o segurado não receba eventual negativa no sinistro.
É terminantemente proibida a utilização de ajudantes de estrada, denominados como chapas, e nem qualquer tipo de carona a terceiros, somente ajudantes contratados e liberados para o transporte e parentes de 1º grau comprovado, do motorista.
Importante notar que o cadastro e liberação dos motoristas não é somente uma forma de monitoramento dos motoristas, é uma ferramenta de segurança. Com os dados em mãos, somente pessoas capacitadas deverão fazer determinadas viagens.
Conte com a Contraseg para te ajudar com este processo e eventuais dúvidas, entre em contato. E fique ligado nos próximos artigos onde falaremos sobre os outros mandamentos do Seguro de Transporte.