You are currently viewing Insurtechs e a revolução tecnológica no mercado de seguros

Insurtechs e a revolução tecnológica no mercado de seguros

A tecnologia e as novas gerações têm causado mudanças aceleradas e significativas no mercado de seguros – principalmente nos segmentos chamados “massificados” ou de varejo, como por exemplo, seguro de auto, vida e residência, dentre outros.
Neste texto, falamos sobre o desgaste do modelo atual e como o mercado está se moldando às novidades. Continue lendo para saber mais!
 

Defasagem tecnológica e comportamental

O modelo de negócio de comércio e distribuição de seguros vigente está extremamente defasado em termos tecnológicos. Além de cotações complicadas e pouco transparentes, segundo a consultoria CB Insights, apenas 4% das pessoas estão satisfeitas com suas empresas de seguros.
Esse desgaste faz com que o mercado de seguros atual não atenda à necessidade e imediatismo da sociedade. No entanto, para todas a crises surgem grandes oportunidades.
Nesse contexto, startups chamadas de Insurtechs (da união das palavras insurance, “seguro”, em inglês, e technology, “tecnologia”) estão surgindo para revolucionar o mercado segurador. Continue lendo e saiba mais sobre esse modelo.
 

Insurtechs e o novo mercado de seguros

As insurtechs são empresas de seguros que adotam um modelo de negócio revolucionador no mercado. O objetivo é tornar mais eficaz o processo de contratação de seguros no contexto digital.
Uma das principais diferenças das insurtechs para as demais corretoras de seguros é a possibilidade do usuário realizar a cotação do seguro de forma rápida, confiável e dinâmica por meio de aplicativos, por exemplo. Além da cotação online, as informações ficam disponíveis ao cliente, o que agrega mais transparência e agilidade ao processo.
 
Acesse nossa cotação online para o setor de transporte de cargas e conheça >>
 

Como é a cotação online na Contraseg

Seguindo esse conceito, a Contraseg criou uma plataforma online para cotação de seguros, direcionada exclusivamente para o segmento de transporte de cargas. A nova plataforma chega para facilitar a comunicação entre a corretora e os empresários de transporte, substituindo formulários longos e confusos ainda utilizados pelo mercado.
Após o envio das informações pela plataforma – que pode ser acessada também pelos smartphones –, a Contraseg recebe o resumo da operação de transporte. Em poucas horas, os consultores entram em contato para agendar uma visita técnica na empresa. Essa visita técnica visa entender a fundo a operação da transportadora. Assim, é possível criar uma apólice específica e moldada para cada uma delas – prática que segue a tendência atual do mercado por serviços e produtos cada vez mais individualizados.
 
A tecnologia tem revolucionado o comportamento do consumidor e das empresas. Eficiência, dinamismo e virtualidade são as principais mudanças nessa nova era. E, com o mercado de seguros, não poderia ser diferente.
Para saber mais sobre este novo modelo, entre em contato conosco ou acompanhe nosso Facebook e nosso LinkedIn!