You are currently viewing Qual é a diferença entre furto e roubo no seguro de carga?
Entenda qual é a diferença entre furto e roubo no seguro de carga

Qual é a diferença entre furto e roubo no seguro de carga?

É muito comum confundir furto com roubo. No entanto, antes de contratar um seguro, é importante entender a diferença entre os dois.

Furto ou roubo de carga, apesar de serem termos parecidos, não são sinônimos. No entanto, é muito comum confundir os dois e, para contratar o seguro para o transporte de cargas, é importante entender melhor o que cada um significa.

O que é roubo de carga

O roubo de carga é caracterizado pela apropiação por outrem a determinado bem por meio de violência. O motorista ser agredido ou ameaçado para entregar o caminhão é um exemplo.

Tanto em casos de roubo quanto de furto, é importante fazer o boletim de ocorrência (BO). Esse documento é necessário para comprovar o ocorrido e solicitar a cobertura do seguro se a carga ou o veículo não forem recuperados, ou caso tenham sofrido avarias no processo. 

O que é furto de carga

Já o furto de carga acontece quando esta é levada sem o caminhoneiro estar presente e ter conhecimento do ocorrido. Por exemplo, quando o motorista faz uma parada para o almoço e, enquanto está longe do caminhão, a mercadoria é levada sem que ninguém perceba.

Leia também: O que é e para que serve o MDF-e?

Tipos de furto e roubo de carga

O furto simples é aquele em que não há vestígios da ação, exceto o sumiço do objeto. Esse tipo de crime, muitas vezes, é questionável. Afinal, não existem provas.

Já o furto qualificado acontece quando existe uma evidência, como uma janela quebrada, por exemplo. Já no roubo qualificado, o transgressor adota práticas consideradas agravantes, como a utilização de arma branca ou de fogo.

Você pode se interessar: Lei da balança: entenda quais são os limites para o transporte de cargas

Por que saber qual é a diferença entre furto e roubo de carga é importante? 

É muito importante saber a diferença entre furto e roubo de carga nos segmento de transportes. Até porque esses conceitos estão relacionados com o tipo de cobertura do seguro de carga que será contratado, assim como os adicionais na apólice.

Sendo assim, é necessário realizar o gerenciamento de riscos e entender se o tipo de mercadoria transportada é mais visada, como é o caso de eletrônicos, por exemplo, e qual é o tipo de apólice que melhor atende às necessidades, caso ocorra o sinistro.

Independentemente do tipo de crime que tenha ocorrido, é essencial agir o mais rápido possível. Isso envolve registrar o boletim de ocorrência, contatar a seguradora para apurar os fatos e solicitar o reembolso.

Como evitar furtos e roubos de carga?

Existem algumas medidas que podem ser tomadas a fim de evitar tanto o furto quanto o roubo de carga. Confira algumas:

• Viajar durante o dia;

• Conhecer bem o percurso;

• Não dar caronas;

• Programar as paradas;

• Diminuir o tempo de carga em repouso (duração da parada);

• Variar a rota;

• Fazer o gerenciamento de riscos.

Em nossas redes sociais compartilhamos mais dicas sobre este e outros assuntos relacionados ao transporte de cargas. Acompanhe. 

Agora que você já sabe a diferença entre furto e roubo, pode escolher o seguro ideal e as coberturas mais adequadas para realizar o transporte de cargas. Para isso, conte com o auxílio de quem entende do assunto. Entre em contato conosco para saber mais.

Deixe um comentário