You are currently viewing Como Transportar Cargas de Minério

Como Transportar Cargas de Minério

A economia do país é sempre uma preocupação para todos nós. Felizmente, já é possível observar sinais de evolução, inclusive setores como siderúrgicas, indústrias e até a construção civil já estão bem aquecidos. Para expandir seu negócio no setor de transportes, você sabe como transportar cargas de minério?

É importante também deixar registrado que, se você souber como transportar cargas de minério, sua área de atuação não ficará limitada somente ao mercado interno. Atualmente, o Brasil é referência na produção e exportação de minério, o que demonstra como é importante para o transportador saber  manusear e transportar cargas de minério.

Antes de você entrar nesse segmento, é importante lembrar que, independente da área que você vai atuar, sempre haverá concorrentes, e a qualidade do serviço a um preço justo é, sem dúvida, um grande diferencial competitivo no mercado.

Muitas empresas nos perguntam como transportar cargas de minério. É uma pergunta muito pertinente, pois sempre estão surgindo novas ideias e tecnologias.

Para te manter informado, explicaremos a seguir como transportar cargas de minério em geral, inclusive de cimento.

Planejamento

Independente da mercadoria que você está transportando, é altamente recomendável que se faça um planejamento considerando o tipo de mercadoria, embalagem, peso, locais de entrega, roteirização e tempo de viagem. Tudo isso é importante para o gerenciamento de risco e também para redução de custos em geral com combustível, desgaste do veículo, pneu, pedágio, entre outros.

Muitas empresas possuem um departamento voltado para essa atividade. Normalmente, essas atribuições ficam ligadas ao departamento de logística – vital para qualquer transportadora.

Como transportar cargas de minério

A primeira coisa que você, transportador, deve considerar é o tipo de caminhão que será utilizado para o deslocamento da carga. No caso de minérios e cimentos, por exemplo, o mais utilizado é o caminhão de grade baixa, pois é muito mais fácil para carregar mercadorias paletizadas ou ensacadas. Essas cargas normalmente já são destinadas para o consumidor final, pois já estão embaladas.

Como o nosso foco são minérios em geral, argila, cobre, amianto, zinco, entre outros, esses tipos de minério normalmente são destinados a siderúrgicas e indústrias em geral. Nesse caso, o transporte das cargas geralmente é feito no caminhão conhecido como graneleiro.

A vantagem de transportar minérios é que, por serem considerados cargas secas, não há preocupação com temperatura no decorrer do dia ou até mesmo durante seu transporte e armazenagem. A grande desvantagem é com relação à água, já que alguns produtos não podem ter contato com líquidos. Isso gera uma grande preocupação durante o transporte da carga.

Embalagem adequada

Esse é outro detalhe que tem causado muita preocupação aos transportadores ao longo dos últimos anos ou décadas. Devido à falta de embalagens adequadas que pudessem indicar como transportar cargas de minério em geral, de uma forma segura e tranquila, muitas improvisações foram feitas causando desperdícios e diversos danos, resultando em prejuízo para toda a cadeia.

Porém isso mudou bastante com o tempo, principalmente com a chegada dos big bags, que nos ensinaram como transportar cargas de minério e cimento, além de outros minerais.  

O que é big bag?

A tradução ao pé da letra é saco grande. Esses sacos são preparados com um material muito resistente e podem ser utilizados em mercadorias que não possuem embalagem: as mercadorias a granel.

Talvez a maior vantagem ou benefício dos big bags é que podem ser utilizados para diversos tipos de mercadorias, sem que sejam necessárias adaptações ou grandes investimentos, pois eles se adaptam a todo tipo de mercadoria solta.

Cuidados necessários com os big bags

É sempre importante observar se na carroceria do caminhão há materiais pontiagudos, pois eles podem rasgar os sacos e, consequentemente, gerar a perda de toda a mercadoria ensacada. Por isso, antes do início do embarque é altamente recomendado fazer uma varredura para evitar contaminações e perdas.

Os big bags podem ser empilhados, mas sua altura e peso devem ser observados porque, se ficarem muito pesados, podem acabar estourando os sacos, causando a perda da carga transportada.

Além disso, é sempre aconselhável cobrir os big bags com uma lona para evitar diversos riscos, como contaminações e até incêndio em decorrência das grandes queimadas em torno das nossas rodovias.

Segurança da carga

Esse item é muito importante e aumenta as chances de tudo correr bem ao transportar carga de cimento e outros minérios.

Quando falamos de segurança, não nos referimos apenas à carga, mas também às pessoas que as operam, pois o cimento, por exemplo, é um produto altamente tóxico que exige que seu manuseio seja feito por pessoas treinadas e protegidas pelos EPIs.

Além disso, é importante verificar a amarração da carga, parar em um lugar seguro, de preferência tirando a chave da ignição e até mesmo travando as rodas para não correr o risco de movimentação do caminhão durante a operação de carga e descarga da mercadoria.

Tecnologia

A tecnologia é uma ferramenta muito útil para o transporte de qualquer tipo de mercadoria, pois além de melhorar a produtividade, ajuda a evitar desperdícios. Tudo isso por um preço bem acessível.

Enfim, todo tipo de minério, em especial o de cimento, merece todo o cuidado no manuseio, para evitar perdas e contaminação das pessoas envolvidas na operação. Percebeu a importância de saber como transportar cargas de minério e cimento adequadamente? 

Apenas saber como transportar cargas de minério não é suficiente, veja também como implementar o gerenciamento de risco no transporte de carga!

Deixe um comentário